Foi hoje lançado o concurso público de concepção e construção da nova ponte rodoviária sobre o rio Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia.
De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, o investimento previsto é de 38,5 milhões de euros e o prazo para a construção da “Ponte D. António Francisco dos Santos” e respectivos acessos é de 1 150 dias.
A nova travessia sobre o Douro, à cota baixa, ficará a montante da Ponte Luís I, entre as pontes do Freixo (rodoviária) e de São João (ferroviária), e deverá estar concluída em 2025.
Na proposta que vai a concurso, a ponte terá uma extensão total de 625 metros, 300 dos quais sobre o rio, e um perfil transversal do tabuleiro de 21,5 metros, com separador central e duas faixas de rodagem com duas vias cada, uma ciclovia unidirecional em cada sentido e passeios.
Quando foi anunciada, em Abril de 2018, a ponte, que irá ligar Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia), tinha um custo estimado de 12 milhões de euros, integralmente assumidos pelos municípios de Porto e Gaia, em partes iguais, tendo como prazo previsto de conclusão o ano de 2022.
Agora, serão, afinal, 38,5 milhões de euros, com Vila Nova de Gaia a pagar cerca de 21 milhões de euros e o Porto o restante (a diferença tem a ver com os acessos)..
A obra não é pacífica, nem no Porto, nem em V.N. Gaia, tendo merecido críticas das oposições nas duas câmaras municipais.