A Novatrans, operador francês de transporte combinado, acaba de inaugurar um serviço nocturno entre Perpignan e a capital Paris.
O serviço, denominado “Express Rosellón” liga Saint-Charles, em Perpginan, com Rungis, nos arredores de Paris, onde se localiza o mercador abastecedor da capital. A ligação aposta essencialmente no transporte de produtos a granel e perecíveis, como é o caso das frutas e legumes.
O comboio faz a ligação directa, todas as noites, viajando a uma velocidade média de 140 km/hora. Os promotores contam captar assim para a ferrovia 25% das 200 mil toneladas que anualmente circulam entre estes dois pontos, por via rodoviária.
Mas os projectos da Novatrans não se ficam por aqui. Sobre a mesa está a criação de um comboio directo entre Perpignan e o terminal de Dourges, no Norte de França, a partir de onde se farão ligações com Antuérpia e Duisburgo.
O porto de Barcelona, recorde-se, tem planos para criar em Perpignan um porto seco dedicado, com a ligação entre ambas as infra-estruturas a ser feita por modo ferroviário.