São hoje abertos à circulação os primeiros cerca de dois quilómetros do novo acesso rodoviário ao porto comercial de Viana do Castelo.
Para já, apenas fica disponível, e ainda forma provisória, o troço entre Vila Nova de Anha e Chafé. A ligação total em construção estende-se por 8,8 quilómetros, entre a A28 e o porto de Viana do Castelo.
O investimento previsto é de 7,3 milhões de euros. A empreitada compreende, além da construção do novo acesso desde a Zona Industrial do Neiva, melhorias num troço da EN 13 e a construção de dois novos acesso daquela estrada nacional à A28.
O novo acesso rodoviário ao porto de Viana do Castelo é há muito reclamado. Com ele pretende-se aliviar o tráfego de pesados na EN 13 e através da freguesia de Darque, com isso ganhando tempo e reduzindo as emissões poluentes e o potencial de sinistralidade.
Ao cabo de anos de avanços e recuos, em Janeiro de 2017 foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e APDL para concretizar a melhoria, com o Município a garantir a construção e a administração portuária a assumir a responsabilidade de concretizar o projecto de execução.
A cidade de Viana do Castelo e o seu porto há muitos anos aguardavam e mereciam a obra agora iniciada para melhorar a sua qualidade vida e dos seus habitantes além de aumentar a competitividade económica do mesmo porto face à sua concorrência.