O novo aeroporto internacional de Luanda começará a funcionar em Março de 2017, foi anunciado durante uma visita do presidente angolano ao local.

A construção do aeroporto, no município de Ícolo e Bengo, a 30 quilómetros do centro da capital, está a cargo da empresa China International Fund Limited (CIF), com um custo estimado em 3,8 mil milhões de dólares.

Duas das pistas já estão praticamente concluídas, assim como a torre de controlo, estando a decorrer a construção dos terminais, que de acordo com o governo angolano deverão receber 15 milhões de passageiros por ano.

Informação divulgada pelo Ministério dos Transportes durante a visita às obras do presidente José Eduardo dos Santos, indica que além de um novo acesso rodoviário, o aeroporto contará com uma ligação ferroviária à cidade de Luanda, a ser operada pela empresa de Caminhos de Ferro de Luanda.

A construção do novo aeroporto de Luanda iniciou-se em 2004 e a sua conclusão está prevista para Março de 2017, sendo o projecto financiado pelas linhas de crédito abertas pela China para permitir a reconstrução de Angola, após três décadas de guerra civil.

O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1 324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380. A pista norte do aeroporto terá 4 200 metros de comprimento, enquanto a sul contará 3800 metros de comprimento, ambas com 60 metros de largura.

Os comentários estão encerrados.