A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) do Novo Aeroporto de Lisboa será emitida até à primeira quinzena de Dezembro, disse hoje à “Lusa” fonte oficial do Ministério do Ambiente.

De acordo com a mesma fonte, decorre actualmente a “fase de elaboração do parecer da avaliação da comissão de avaliação de impacto ambiental”, que será remetido para o Ministério do Ambiente, tendo a “DIA de ser emitida até à primeira quinzena de Dezembro”.

Em tempos o Governo chegou a admitir avançar com o processo de concessão do NAL mesmo sem ter ainda concluído o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) nem emitida a respectiva Declaração. Porém, a deterioração da situação económica e o impasse na privatização da ANA foi adiando o projecto até que em Maio o Executivo anunciou ir “protelar” uma decisão sobre o modelo de privatização da ANA – Aeroportos e a construção do novo aeroporto.

No Orçamento do Estado para 2011, o Executivo refere que ir prosseguir com o “processo [do novo aeroporto] com vista à sua contratação, concepção, construção, financiamento e exploração”.

O novo aeroporto de Lisboa, que será construído na zona do Campo de Tiro de Alcochete, representará um investimento de cerca de 4,9 mil milhões de euros (incluindo a construção e o valor a investir no período da concessão).

Os comentários estão encerrados.