O primeiro dos Alfa pendulares da CP modernizados pela EMEF para uma segunda vida de 15 anos, pelo menos, retoma hoje o serviço comercial, com uma ligação entre Lisboa e Braga. Os restantes nove chegarão até 2019.

AlfaPendular_Exterior1

A apresentação do primeiro dos “novos” Alfa aconteceu esta manhã, na estação de Santa Apolónia. Aos olhos dos passageiros, a composição distingue-se pelas novas cores exteriores e interiores, pelos bancos em pele, pela melhor iluminação, pelo rearranjo do bar e WC e, espera-se, pela melhoria da wi-fi a bordo (com mais antenas e routers disponíveis).

Menos perceptível à primeira vista, mas tão ou mais importante, foi o rejuvenescimento de toda a mecânica e electrónica do Alfa, que agora está quase como quando saiu pela primeira vez da fábrica, pronto para uma segunda vida.

Ao longo da primeira, iniciada ao serviço da CP em 1999, a frota de dez Alfas pendulares transportou mais de 26 milhões de passageiros e percorreu mais de 45 milhões de quilómetros.

Ainda este ano deverão entrar ao serviço mais dois Alfa renovados, a que se juntarão quatro em 2018 e os últimos dois em 2019. O investimento da CP nesta renovação de meia vida é de cerca de 18 milhões de euros. Um investimento com retorno garantido, acredita Manuel Queiró, presidente da companhia, com os novos comboios a atrairem mais clientes.

 

Tags:

Comments are closed.