O Canal do Panamá anunciou a passagem do 3000.º navio Neopanamax pelas eclusas alargadas, inauguradas a 26 de Junho de 2016. Este número excede as expectativas iniciais de tráfego para o canal renovado.

O navio que efectuou a 3000.ª passagem foi o porta-contentores de pavilhão panamiano MSC Caterina. A embarcação, que circulou no sentido Pacífico- Atlântico, tem 300 metros de comprimento e 48 metros de boca, com uma capacidade de 9 000 TEU.

“A marca de hoje, alcançada em menos de dois anos de operação, recorda-nos da confiança que os nossos clientes e a indústria marítima colocam na nossa rota”, afirma, citado em comunicado, Jorge Quijano, administrador da Autoridade do Canal do Panamá.

O milésimo trânsito no “novo” Canal do Panamá foi assinalado pelo navio MSC Anzu, a 19 de Março de 2017, e o 2000.º aconteceu com o COSCO Yantian,a 26 de Setembro de 2017.

Dos três mil navios que transitaram pelo renovado canal até à data, cerca de 53% foram do segmento de porta-contentores. As embarcações de transporte gás de petróleo liquefeito constituíram 28% do total e as de gás natural líquido 10%. Os graneleiros, os car-carriers e os navios de cruzeiro constituem os restantes utilizadores.

 

Comments are closed.