A abertura do renovado Canal do Panamá, agendada para Abril de 2016, poderá tornar desnecessárias mais de duas centenas de navios da categoria Panamax, avisa a Alphaliner.

Canal do Panamá

Pior, a idade média dessa frota é, segundo a consultora, de dez anos e apenas 28 navios têm mais de 20 anos, o que significa que são poucos os que reúnem condições para desmantelamento.

Os números da Alphaliner indicam há 238 porta-contentores entre 4 000 e 5 100 TEU alinhados em serviços que usam o canal panamense e que serão, quando o novo Canal do Panamá abrir, substituídos por embarcações com capacidade de até 13 000 TEU. Só no serviço Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos há 160 navios Panamax, dos quais 155 usam o Canal do Panamá e cinco o Canal do Suez, diz

A consultora prevê que as actuais 16 rotações Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos via Canal do Panamá sejam, depois do alargamento, racionalizadas em dez, com recurso a navios de entre 6 000 e 10 000 TEU. Este cenário promete agudizar um cenário que já era crítico para os Panamax.

 

 

Comments are closed.