O Ferdinanda S, o mais recente navio do Grupo Sousa, chegou hoje à cidade da Praia, Cabo Verde, na sua primeira viagem ao serviço da GS Lines.
Em Setembro passado o Grupo Sousa anunciou a compra de um novo porta-contentores, num investimento de 28 milhões de euros. O Ferdinanda S (assim baptizado em homenagem à mãe do lider do grupo madeirense) é um “gémeo” do Raquel S, até aí o maior navio da frota da GS Lines e dos armadores portugueses.
Construído em 2008, o navio, de 172 metros de comprimento, 27,6 metros de boca e 17 294 toneladas de arqueação bruta, tem uma capacidade de transporte de 1 577 TEU.
Adquirido que foi pelo grupo de Luís Miguel Sousa, largou do porto de Kelang, na Malásia, no dia 27 de Setembro, rumo a Portugal, mais concretamente aos estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, para uma imobilização técnica.
O Ferdinanda S zarpou de Leixões no passado dia 2 do corrente. Da Praia deverá rumar para o Mindelo, e daí para Bissau, onde tem chegada prevista para a próxima segunda-feira. A partir de agora fará dupla com o Raquel S nas linhas internacionais que ligam Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau
Com este reforço de peso, a GS Lines opera agora com cinco navios próprios (Funchalense 5, Laura S, Rebecca S, Raquel S e Ferdinanda S) e dois afretados (Insular e Leonie P), com uma capacidade total de 6 742 TEU.