Os exportadores europeus dispõem de um novo serviço ferro-marítimo para enviar as suas cargas para a China e países asiáticos vizinhos.
A iniciativa é da Beijing Trans Eurasia e da Bahnoperator. O comboio-bloco liga o terminal polaco de Malaszewicze ao porto de Dalian, através da Mingólia Interior, em 30 dias. Cerca de dez dias mais rápido que o mesmo percurso feito por navio.
Na Europa, o serviço está disponível em localizações como Hamburgo, Duisburgo ou Budapeste, com as cargas a serem concentradas no terminal polaco. E no Extremo Oriente, a partir do porto de Dalian, a oferta é complementada com ligações marítimas a outros portos marítimos da região, casos de Busan e Incheon, Tóquio ou Yokohama.
O transporte ferroviário de mercadorias entre a Europa e a China / Ásia tem crescido significativamente nos últimos anos, mas essencialmente no sentido westbound. Mais recentemente, porém, são cada vez mais os comboios que fazem o percurso no eastbound.
De igual modo, as soluções intermodais ferro-marítimas têm ganho espaço, com o grosso do percurso a ser feita por ferrovia e a recolha / distribuição das cargas nos extremos a ser feito por navios feeder ou de short sea.