A UTLC ERA e a Belintertrans-Germany (BIT-Germany) anunciam para Outubro um serviço multimodal ferro-marítimo entre Altynkol, na fronteira com a China, e Hamburgo, via Kaliningrado.
Viagens de teste realizadas este mês e no anterior permitiram tempos de trânsito de Chongqing (China) para Hamburgo de 12 a 14 dias. O novo serviço multimodal já atraiu a DHL e a ITLG para transporte de produtos com origem na cidade chinesa de Xiam.
O novo serviço terá dois comboios diários com destino a Hamburgo, sendo a rota multimodal sincronizada em termos de horários de composições ferroviárias e navios, reduzindo os tempos de embarque.
A UTLC ERA (propriedade da JSC, subsidiária da Russian Railways) assegurará o transporte ferroviário de contentores entre Altynkol e os portos da região de Kaliningrado, enquanto a BIT-Germany organizará o troço marítimo desses mesmo contentores para Hamburgo. Os clientes terão uma plataforma única para toda a documentação de envio ao longo da rota e um preço de ponta a ponta.
No início deste mês, a Maersk anunciou que o seu serviço multimodal ferro-marítimo AE19 passa a integrar a oferta regular da Maersk no Ásia-Norte da Europa, com uma periodicidade semanal.
O resultado do crescimento da oferta multimodal é que os volumes transportados nas rotas ferroviárias China-Europa vão aumentar em 2020.
De acordo com a China Railway, circularam 5 122 comboios de carga entre aquele país e a Europa no primeiro semestre, um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2019. Em Junho, a companhia registou um total de 1 169 comboios, um recorde. Khorgos foi a travessia de fronteira mais movimentada da Nova Rota da Seda, movimentando dois milhares de comboios no primeiro semestre, um aumento de 48% em relação a 2019.