O projecto do novo terminal de contentores de Sines, que o Governo pretende lançar ainda este ano, está em fase de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), disse hoje a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em Sines.

“Em relação ao [novo terminal de contentores] Vasco da Gama, estamos neste momento em Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, estamos nos procedimentos que são obrigatórios”, disse a governante aos jornalistas, depois da cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL).

Ana Paula Vitorino reafirmou a expectativa do Governo em “lançar este ano o concurso para o novo terminal Vasco da Gama”, logo que os “procedimentos” necessários sejam concluídos, lembrando que após as “conclusões da AIA”, será ainda necessário aguardar a fase de “consulta pública”.

“O Governo tem muita vontade de fazer depressa, isso não quer dizer que a realidade se ajuste ou que satisfaça a vontade do Governo, tem que seguir todos os trâmites legais e assim que houver declaração de impacte ambiental lançaremos o concurso para o novo terminal”, assegurou.

Entretanto, o projecto de expansão do Terminal XXI continua a ser negociado com a concessionária PSA Sines, esperando a ministra que a renegociação da concessão “em breve dê resultados”.

This article has 1 comment

  1. O porto de Barcelona já renegociou a concessão por 45 anos e a ministra do mar nada renegoceia nos vários terminais de mercadorias, contentores, granéis, etc