O “Move Alto Tâmega e Barroso”, o novo serviço de transporte público da CIM do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), arranca a 4 de Dezembro, em Montalegre.
Em comunicado, a CIMAT avançou que a implementação da nova concessão de transporte público será feita de forma faseada, tendo início a primeira fase com a entrada em serviço das linhas da rede de transporte municipal de Montalegre.
A rede de Montalegre é constituída por 20 linhas municipais e inter-regionais, mantendo-se “toda a oferta actualmente existente, em termos de linhas e horários, mas melhorando a qualidade do material circulante (autocarros)”, acrescenta o comunicado.
No futuro, a concessão servirá os seis municípios do Alto Tâmega, nomeadamente Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, no Norte do distrito de Vila Real.
O concurso público internacional para a concessão do serviço, lançado pela CIMAT, foi ganho pelo operador espanhol “Agrupamento XES”, que constituiu uma empresa em Portugal para executar a concessão, com a designação Flaviamobil Lda.
O contrato de concessão foi assinado a 30 de Agosto de 2022 e o visto favorável do Tribunal de Contas foi emitido a 24 de Março deste ano.
A concessão tem um período de vigência de sete anos e a despesa inerente a este contrato, segundo já disse a CIMAT, é de cerca de seis milhões de euros.
Actualmente, segundo a comunidade intermunicipal, o operador “encontra-se a proceder com todas as diligências necessárias para a entrada em serviço na região que será feito de uma forma faseada”.