Os novos STS encomendados pela Yilport para o terminal de contentores da Liscont são esperados em Lisboa depois de amanhã.
Os novos pórticos de cais super-post-panamax, capazes de operar os maiores navios porta-contentores da actualidade, foram fabricados no Japão pela Mitsui E&S e carregados no porto de Oita no início de Novembro, com destino à Liscont.
O Biglift Barentsz, o navio que transporta os pesados equipamentos, tem a chegada prevista ao porto de Lisboa para depois de amanhã, quinta-feira, ao final da tarde, princípio da noite. Mas tudo dependerá, claro, das condições climatéricas.
Em todo o caso, é certo que os novos STS, uma das componentes mais visíveis do plano de expansão e modernização do terminal de contentores de Alcântara, chegarão à capital poucos dias depois de terem sido, finalmente, assinadas as alterações ao contrato de concessão. A encomenda dos novos pórticos de cais aconteceu já no início de 2020.
Os novos equipamentos serão complementados por seis eRTG automatizados, já fornecidos pela Konecranes.
Os novos equipamentos vêm substituir outros antigos e velhos com 60/70 anos de utilização sem capacidade de competir no sec XXI. Ainda mais importante é dragar para o terminal de Alcântara da Liscont / Yilport receber os maiores (de tamanho médio, agora apenas recebe pequenos) cargueiros nomeadamente os porta-contentores !