Terça-feira, Janeiro 31, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

    O que é um Porto?

    Cintura portuária Dakar Luanda: Oportunidade para melhorar a regulação portuária

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novos terminais só avançarão com dinheiro dos privados

por T&N
17/02/2014
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
“Não haverá um euro de dinheiro público, nem directa nem indirectamente, para o terminal deep sea de Lisboa”, garantiu o secretário de Estado dos Transportes na sessão de debate sobre os investimentos em infra-estruturas promovida pela CCDR Norte na Exponor, em Matosinhos.

Sérgio Monteiro tentou, assim, uma vez mais, tranquilizar os autarcas e os empresários do Norte quanto ao risco de Lisboa vir a sorver fundos comunitários. Uma preocupação bem expressa no início da sessão pelo anfitrião, Emídio Gomes, quando avisou (interpretando, disse, o que lhe chega): “não nos voltem a enganar! Não nos voltem a vender uma mentira como o porto de aguas profundas em Lisboa, porque um dia a corda parte!”.

(Ouviu-se a primeira salva de palmas na sala. A segunda sublinharia a intervenção de um autarca que criticou a arrogância com que alguns dos membros do Grupo de Trabalho responderam a algumas das questões levantadas.)

Segundo o secretário de Estado, o investimento no porto de Lisboa, mas também o investimento em Leixões, no terminal de contentores de -14 metros, só avançarão se houver interesse dos privados em assumir integralmente os riscos inerentes. Uma condição que ficará bem expressa nos cadernos de encargos dos concursos, garantiu.

No caso de Leixões, Sérgio Monteiro vincou também a ideia de que “o valor da concorrência deve ser um fim em si mesmo”, deixando claro que o novo terminal de contentores deverá ser concessionado a um concorrente da TCL.

Acontece que a TCL está a negociar com a APDL a expansão do terminal de contentores Sul (projecto também considerado prioritário pelo GT-IEVA), e a concessionária faz depender o investimento do que venha a ser decidido sobre o novo terminal.

Questionado a propósito dos prazos das concessões, o secretário de Estado dos Transportes garantiu que elas poderão ir além dos 30 anos (e citou o caso da ANA), lembrando que Espanha está até a prolongar a duração das concessões existentes.

Na sessão, dedicada ao Norte, falou-se também nos investimentos que não serão feitos no porto de Viana do Castelo: os acessos rodoviário e ferroviário, a melhoria das acessibilidades marítimas, a ampliação do porto comercial e a modernização de equipamentos.

A justificação avançada por João Carvalho, coordenador da área marítimo-portuária no Grupo de Trabalho, remeteu para o facto de o porto de Viana não integrar a RTE-T, nem no primeiro nem no segundo nível e, logo, não ter acesso a fundos comunitários. A resposta não agradou aos empresários e autarcas da região.

Notícias Relacionadas

Ellerman entra no trans-Atlântico
Marítimo

Ellerman dobra oferta em Aveiro e Setúbal

31/01/2023
Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola

ILSA quer ligar Lisboa a Madrid e à Corunha

31/01/2023
Porto de Valência investe 50 milhões na ferrovia para Saragoça
Marítimo

Portos espanhóis à beira do recorde de 2019

31/01/2023
A seguir

Aveiro-Vilar Formoso tem vantagem sobre Sines-Caia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Ellerman entra no trans-Atlântico

Ellerman dobra oferta em Aveiro e Setúbal

31/01/2023
Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola

ILSA quer ligar Lisboa a Madrid e à Corunha

31/01/2023
Porto de Valência investe 50 milhões na ferrovia para Saragoça

Portos espanhóis à beira do recorde de 2019

31/01/2023
Hapag-Lloyd investe 550 milhões em contentores

Hapag-Lloyd ganhou menos no quarto trimestre

31/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist