A NYK acordou a venda da sua companhia de carga aérea, a NCA, à ANA, com efeito a partir de 1 de Outubro.
Enquanto várias companhias de shipping de contentores – CMA CGM, Maersk, MSC – tratam de lançar as suas operações de carga aérea, a NYK decidiu vender a sua, ao cabo de mais de 40 anos.
A NYK justificou a decisão de vender com os custos decorrentes da manutenção da companhia, entre investimentos na frota e em pessoal, e a dificuldade em ganhar escala para os mitigar.
A Nippon Cargo Airlines (NCA) foi criada em 1978, tendo já a NYK como um dos principais accionistas. Em 2010, a NCA passou a ser detida a 100% pela companhia de shipping, com o objectivo de integrar a oferta de transportes por mar, terra e ar.
A NCA opera com uma frota de oito Boeing B 747-8F e detém vários B747-400F operador pela ASL e pela Atlas Air.
Curiosamente, a Maersk, uma das companhias que no ano passado renovou a aposta na carga aérea, com o lançamento da Maersk Air, terá actualmente vários aviões parados e adiado o lançamenbto de novas rotas, à conta das incertezas no mercado.