Depois do Museu de Engenharia Civil do “Técnico” de Lisboa, será a sede da Fundação AEP, no Porto, o palco para o lançamento a Norte do livro “O imperativo da bitola europeia”, da autoria de Mario Lopes, publicado pela Riscos Editora. Será no próximo dia 3 de Junho.

LIvro

O trabalho do professor do IST e presidente da Adfersit assume-se como um contributo para a reflexão que se impõe sobre as opções estratégicas de Portugal em matéria de ligações ferroviárias à Europa.

Em “O imperativo da bitola europeia”, Mário Lopes sustenta que as ligações em bitola UIC, e em particular uma linha Aveiro – Vilar Formoso construída de raiz são as escolhas que melhor servirão o desenvolvimento económico e social sustentável do País.

A fundamentar as suas posições, mas também para favorecer o contraditório, se for o caso, Mário Lopes complementa o trabalho com um extenso manancial de referências bibliográficas, disponíveis integralmente online.

Em Lisboa, o Museu de Engenharia Civil do IST foi pequeno para receber todos quantos quiseram assistir ao lançamento da obra. Entre eles, pontificaram o presidente da Infraestruturas de Portugal e o assumido candidato à Presidência da República Henrique Neto.

No Porto, o lançamento de “O imperativo da bitola europeia” acontecerá na próxima quarta-feira, a partir das 17 horas, na sede da Fundação AEP, na Avenida da Boavista, com a participação de vários notáveis da região.

Entre as presenças confirmadas contar-se-ão o presidente da AEP e da Fundação AEP, Paulo Nunes de Almeida, o vice-presidente da CIP, José António Barros (que fará a apresentação da obra), o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, da AI Minho, Manuel Marques, da AIDA, Fernando Castro, da AICCOPN, Manuel Reis Campos, ou da ATP, João Costa.

Os interessados em participar podem ainda inscrever-se, através dos emails riscos.editora@mail.telepac.pt ou ana.paula.oliveira@transportesenegocios.com.pt.

 

A publicação de “O imperativo da bitola europeia” tem o apoio da APS, APSS, Luís Simões e SPC Logística.

Comments are closed.