Sábado, Fevereiro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

“O imperativo da bitola europeia” encheu o Museu da Engenharia

por T&N
22/04/2015
em Iniciativas, Notícias
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O Museu de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico de Lisboa revelou-se pequeno para acolher as dezenas de convidados para a apresentação do livro “O imperativo da bitola europeia”, da autoria de Mário Lopes e publicado pela Riscos Editora.

[wzslider]

Na plateia foram particularmente notadas as presenças de António Ramalho, presidente da novel Infra-estruturas de Portugal (resultante da fusão da Estradas de Portugal e da Refer), e do putativo candidato à Presidência da República, Henrique. Mas também lá estiveram, entre muitos outros, dirigentes da CP Carga e da Takargo, responsáveis do porto de Setúbal, a ex-presidente do Porto de Sines e o ex-presidente do Porto de Aveiro, além de académicos, colegas, amigos e colaboradores do autor.

A apresentação da obra esteve a cargo de José António Barros, ex-presidente da AEP e vice-presidente da CIP, que também escreveu o prefácio. O dirigente associativo nortenho fez suas as opções essenciais defendidas por Mário Lopes, destacando a importância da nova ligação ferroviária internacional a Norte (o Aveiro – Vilar Formoso) para a competitividade da grossa fatia das exportações nacionais.

Depois foi a vez de Mário Lopes, presidente da Adfersit e professor do IST, apresentar um resumo alargado da sua obra, um contributo mais – como fez questão de sublinhar – para a reflexão que urge ainda fazer sobre a futura rede ferroviária nacional. O autor denunciou aquilo que entende serem erros de diagnóstico, de avaliação e de previsão da evolução dos tráfegos e das infra-estruturas, apelando por isso a um debate alargado e desapaixonado, que evite o desperdício de dinheiros e que não deite a perder oportunidades únicas de fazer bem feito à primeira.

No lançamento da sessão, e depois das boas vindas dadas por António Pinheiro, responsável do Departamento de Engenharia Civil do IST, Fernando Gonçalves, director do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, justificou mais esta iniciativa editorial da Riscos com o sentido do serviço público de informar e de ajudar a formar a opinião pública.

Os interessados em adquirir “O imperativo da bitola europeia” podem fazê-lo contactando a Riscos Editora. O preço de cada exemplar é de 15 euros.

Notícias Relacionadas

IP quer terminais no Corredor Internacional Sul
Infra-estruturas

UE quer migração da bitola ibérica até 2030

12/08/2022
Eixo variável para vagões de mercadorias cada vez mais perto
Ferroviário

Irun vai ter intercambiador para mercadorias

29/03/2022
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho
Ferroviário

Espanha reavalia estratégia para a bitola

28/04/2021
A seguir

APDL recebe prémio de reabilitação urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

03/02/2023
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Governo dos Açores contra ecotaxa nos cruzeiros

03/02/2023
Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

03/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist