Sexta-feira, Agosto 12, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

O novo hotel

por Pedro Monjardino
02/12/2021
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Com chegada prevista às águas territoriais moçambicanas no próximo dia 30 de Dezembro, a plataforma “Coral Sul FLNG” promete um fim de ano único para Moçambique.

A estrutura de 431 metros de comprimento e 66 metros de largura e com uma tonelagem aproximada de 220 000 toneladas, é um presente de peso, quer para o país, quer para as empresas que esperam há anos pelo início deste tipo de projetos.

Esta plataforma está inserida no desenvolvimento do projeto da denominada área 4, liderado pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma parceria entre a ENI, ExxonMobil, CNPC, com 70% do capital, e a Galp, Kogas e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. Projeto que detêm 10% de capital cada. Um projeto orçado em USD 4.6 mil milhões.

Moçambique vai iniciar uma nova fase da sua história no setor da indústria do óleo e do gás

Ao contrário do conhecido projeto da Total, o projeto da MRV relativo a esta plataforma foi todo pensado num modelo de autossuficiência em alto mar, o que permite estar afastado das circunstâncias que temos vindo a ler sobre o que se passa na província de Cabo Delgado, em especial perto da península Afungui.

O abastecimento da plataforma será prestado por rebocadores que, a partir do porto de Pemba e ou Nacala, irão fornecer o que for necessário para o dia a dia das operações.

E vai trazer para Moçambique uma nova geração de recursos humanos moçambicanos, com altíssima e inovadora capacidade técnica. Neste momento estão em formação cerca de 204 moçambicanos, dos quais 48 já fazem parte das equipes que trabalham neste projeto. A plataforma tem capacidade para 350 pessoas e o projeto prevê a criação de cerca de 800 postos de trabalho.

Esta semana, o Instituto Nacional de Petróleo de Moçambique anunciou um novo concurso para 16 áreas de pesquisa e produção de petróleo que se situam entre a bacia do rio Rovuma e se estendem para Angoche e deltas dos rios Zambeze e Save, nas províncias da Zambézia e Sofala, respetivamente.

Num país assolado nos últimos anos por desastres naturais de grandes proporções nas regiões centro e norte, com o denominado processo das dívidas ocultas e com a pandemia do Covid-19, Moçambique vai iniciar uma nova fase da sua história no setor da indústria do óleo e do gás. Onde vai ser imperativo melhorar as condições de segurança no teatro de operações da península de Afungui.

O desenvolvimento do setor da energia, das infraestruturas e extração de minério terão nos próximos anos em Moçambique um papel de grande relevo. Será um tempo de oportunidades para os grandes investidores.

PEDRO MONJARDINO

Ex-coordenador do processo de vacinação Covid-19 do Governo Regional dos Açores

Diretor Geral da Strategio Consulting

 

 

Tags: MoçambiquePedro Monjardino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist