Tornar a atividade logística “mais verde” só depende da vontade e do compromisso das empresas do setor – é esta a premissa que deve pautar a atuação de todos quando pensamos nos esforços necessários para combater as alterações climáticas e reduzir as emissões de carbono.
Desempenhando um papel fundamental no transporte de mercadorias, e não só, a área da logística é também responsável pela forte emissão de gases de efeito estufa ao utilizar maioritariamente veículos térmicos, movidos a combustíveis fósseis. Nesse sentido, devemos encontrar soluções de transporte inovadoras e consequentemente sustentáveis.
Em 2024, esta será, sem dúvida, uma das prioridades do setor: satisfazer as necessidades dos colaboradores e clientes, oferecendo um serviço amigo do ambiente com condução ecológica e redução da pegada ambiental, garantindo a qualidade e a eficiência dos custos, aliados a uma equipa experiente.
…a área da logística é também responsável pela forte emissão de gases de efeito estufa ao utilizar maioritariamente veículos térmicos, movidos a combustíveis fósseis.
Contribuir para o futuro da descarbonização da atividade logística através de práticas que envolvam o apoio e esforço de todos, não apenas reduzindo as emissões de CO2, como também tendo, a longo prazo, veículos 100% elétricos e energias alternativas, apostando para isso na tecnologia que poderá otimizar as operações logísticas, reduzindo o desperdício de recursos e rotas, deverá ser a estratégia a seguir.
Por outro lado, as embalagens sustentáveis têm um papel importante no impacto ambiental, assim como a implementação de práticas mais eficientes nos armazéns, como iluminação LED, gestão de stocks e consumíveis reutilizáveis, que poderão contribuir para a redução do consumo de recursos e de energia.
Na prática, queremos fazer mais para que possamos trabalhar em conjunto para alternativas que sejam válidas para crescermos local e mundialmente de uma forma mais ecológica e responsável.
Sendo cada vez mais visível a nossa consciência ambiental, e vendo a tecnologia a evoluir a passos largos, é para ontem a necessidade da logística tornar-se cada vez mais sustentável para construirmos um futuro melhor.
NELSON CAETANO
Diretor de Transportes da ID Logistics Portugal