“O PRR e o Ecossistema dos Transportes” é o tema da conferência online que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS e a JPAB promovem amanhã, terça-feira, entre as 16 e as 18 horas.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entregue há dias pelo Governo em Bruxelas, contempla 967 milhões de euros para a mobilidade sustentável, e cerca de 600 milhões de euros em infra-estruturas rodoviárias, com destaque para os denominados “missing links” e os troços trans-fronteiriços.
Acrescem verbas disponíveis, de forma transversal para os diversos sectores, para apoiar a digitalização ou a descarbonização da economia.
Antecipar o impacte do PRR no ecossistema de transportes e, logo, na capacitação da economia nacional é o objectivo da conferência de amanhã, que pode ser seguida aqui, no site do TRANSPORTES & NEGÓCIOS e nas páginas do Facebook do T&N e da JPAB – José Pedro Aguiar-Branco Advogados .
Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputada, membro da Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu, Carlos Pereira, deputado e membro da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, José António Barros, presidente da Assembleia Geral da AEP, Luís Cabaço Martins presidente da ANTROP, e Rodrigo Volz Correia, advogado associado na JAPB – Advogados, serão os participantes na Mesa Redonda.
As propostas do PRR português e o seu alinhamento com os objectivos comunitários (desde logo, os do Green Deal), os PRR nacionais e os demais instrumentos e mecanismos comunitários de apoio aos transportes, os possíveis escolhos na rápida implementação de um “pacote” de medidas sem precedentes serão, seguramente, tema de debate entre os convidados.
Antes, António Bento, professor da Universidade Southern California, tratará o tema do PRR e o contributo dos transportes para as metas de descarbonização.
Encerrará a sessão o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.