Segunda-feira, Maio 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

    O oásis Total

    Quo vadis, Donald?

    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

O sector do presente e do futuro

por Imran Mhomed
02/05/2023
em Opinião
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O sector dos transportes no Golfo Arábico tem conhecido um crescimento exponencial, como bem mostra o hipercompetitivo transporte aéreo, em que o Golfo conseguiu criar transportadoras de classe mundial e hubs para a aviação global.

A visão de futuro é acompanhada por uma estratégia sólida e por recursos financeiros resilientes, que colocam a região como benchmark para outros continentes e regiões.

Mas os recentes anúncios – na aviação, ferrovia e transporte marítimo – demonstram que será cada vez mais difícil acompanhar o ritmo do GCC.

O músculo financeiro dos estados catapulta toda a região para um nível cuja dimensão ainda não conseguimos perceber na Europa.

Na aviação, companhias como a Emirates e a Qatar Airways são há muito referência no setor. Mas o mercado está longe de ficar por aí. Etihad, Kuwait Airways, Saudi Arabian Airlines, Oman Air, Gulf Air, FlyDubai e AlJazeera no Kuwait estão prestes a entrar no radar internacional – apesar de já serem muito conhecidas na região.

O recente anúncio da criação da Riyadh Air, a próxima grande companhia de aviação mundial, é mais um sinal de força que a Arábia Saudita quer imprimir ao desenvolvimento do país, não querendo deixar indisputada a liderança dos céus que neste momento pertence à Emirates e à Qatar Airways.

Do ponto de vista das infraestruturas, a região está a desenvolver-se de uma forma bastante rápida. Estão a surgir novos aeroportos em todos os países e mesmo o Kuwait, o único país que ainda não tem um aeroporto no nível dos restantes cinco, planeia para 2025 a inauguração de um dos mais modernos aeroportos a nível mundial.

…o mercado está em ebulição e as empresas locais precisam cada vez mais de parceiros internacionais que tragam know-how e soluções para os seus enormes desafios. E as empresas portuguesas, vão querer aproveitar a boleia?

Quanto à ferrovia, é historicamente inexistente deste lado do mundo. Mas também aqui as coisas estão a mudar. A visão partilhada pelo Grupo de Países do Golfo é que por volta de 2035 existam ligações ferroviárias de passageiros e carga entre os seis países (Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Omã) que igualem o nível de serviço, rapidez e fiabilidade do TGV na Europa.

Após a Expo do Dubai e do Mundial de futebol no Qatar, os players da área da mobilidade e dos transportes são olhados como críticos para o desenvolvimento internacional na região.

O conhecimento das empresas portuguesas que estão no sector de forma direta ou indireta poderá funcionar como catalisador para as suas congéneres do Golfo Arábico e na partilha de conhecimento estará, por certo, uma fórmula para o sucesso do nosso tecido empresarial na região.

A favorecer a internacionalização das nossas empresas para o Golfo Arábico apontam-se a segurança, a estabilidade e uma filosofia amiga do investimento direto estrangeiro. Já para não falar das oportunidades infindáveis e de recursos financeiros quase ilimitados, que pode também espoletar projetos de inovação e empreendedorismo.

Ao nível político, há uma estratégia a 20 anos, o que por si só configura uma vantagem para os empreendedores e empresários nacionais e internacionais.

Desafio os leitores a conhecer e explorar melhor esta região do mundo. Oportunidades não faltam, para onde quer que se olhe: no transporte aéreo, marítimo e terreste, na logística e na carga, nos transportes públicos ou na mobilidade suave.

Com todos estes países a olharem para um futuro pós-petrolífero, o mercado está em ebulição e as empresas locais precisam cada vez mais de parceiros internacionais que tragam know-how e soluções para os seus enormes desafios. E as empresas portuguesas, vão querer aproveitar a boleia?

IMRAN MHOMED

Consultor da JPAB para o Golfo Arábico

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados