Os caminhos-de-ferro austríacos (ÖBB) assinaram um acordo-quadro com a Siemens para o fornecimento de até 200 locomotivas de mercadorias, naquela que será a maior encomenda deste tipo de locomotivas na Europa.

ÖBB wollen bis zu 200 Lokomotiven bei Siemens bestellen / ÖBB orders up to 200 locomotives from Siemens

Das duas centenas de unidades previstas, 100 são locomotiva eléctricas AC, 50 são locomotiva multi-sistema e 50 são locomotivas AC com propulsão diesel.

O acordo prevê desde já a encomenda firme de 30 locomotivas multi-sistema, num valor a rondar 120 milhões de euros, com entrega prevista para o Verão de 2018 pela fábrica da Siemens em Munique-Allach. As locomotivas Vectron 6·4 MW, com um velocidade máxima de 160 km/h, estarão equipadas com ETCS (sistema europeu de controlo dos comboios), além dos controlos nacionais austríacos.

Estas unidades serão usadas pela Rail Cargo Group, unidade de negócio de mercadorias da ÖBB, em rotas transfronteiriças na Áustria, Alemanha, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Itália, Polónia e República Checa.

“A Europa é o nosso mercado, não apenas a Áustria”, explica, citado em comunicado, o CEO da ÖBB. “As novas locomotivas permitir-nos-ão expandir ainda mais os nossos serviços internacionais de mercadorias com recurso a tracção própria, da República Checa para Itália ou da Alemanha para a Eslovénia”, acrescentou.

“Vencer o maior concurso da Europa para locomotivas realça um factor: a capacidade da nossa plataforma Vector”, afirmou, por seu turno, o CEO da Siemens Mobility. “Oferece a maior flexibilidade ao longo do ciclo de vida da locomotiva. E para os operadores isso significa que podem fazer planos de longo prazo para o futuro”, referiu.

 

Tags:

Comments are closed.