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Obras no aeroporto de Lisboa poderão avançar no final de 2023

por T&N
09/12/2022
em Aéreo
1
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As obras para aumentar a eficiência do aeroporto de Lisboa, num investimento de 200 a 300 milhões de euros, poderão avançar no final de 2023, prevê o presidente executivo da ANA.

“O projecto desta primeira fase da expansão do aeroporto de Lisboa – que não é uma expansão de capacidade, porque isso implica licenciamento ambiental – […] coloca em cima de mesa a exequibilidade do aumento de capacidade no aeroporto de Lisboa”, disse Thierry Ligonnière, no 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Ponta Delgada.

“É um projecto de 200 a 300 milhões de euros que conta com a criação de uma nova placa de estacionamento com possibilidade de colocar os aviões em contacto com a infra-estrutura […], permite também expandir o Terminal 1 para Sul com mais de dez portas de embarque para termos assim o embarque e o desembarque através das pontes telescópicas”, afirmou.

“Isto é um salto importante no aeroporto de Lisboa”, sublinhou o CEO.

À margem do congresso, o CEO explicou ainda à “Lusa” que, no fundo, estas obras trarão “um bocadinho mais de desempenho operacional e, eventualmente, mais capacidade de tráfego no aeroporto só pela questão da eficiência, não pela capacidade declarada”.

Sobre as obras, disse que o projecto de execução já está feito, seguindo-se agora os procedimentos administrativos, nomeadamente “licenciamento ambiental – não necessariamente neste caso uma declaração de impacto ambiental -“, consulta aos utilizadores, autorizações da ANAC e do concedente,…

Posto isto, “se as coisas corressem assim como estamos a imaginar – sendo que é preciso ter o contributo voluntário de todas as entidades envolvidas neste processo -, mas se todos fizessem o seu trabalho rapidamente, potencialmente podíamos arrancar com as obras no fim de 2023”, afirmou.

O CEO da empresa gestora dos aeroportos nacionais disse ainda que os cadernos de encargos do projecto estão prontos, faltando lançar o concurso das obras.

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Comentários 1

  1. luis pereira says:
    1 mês atrás

    Pedro Nuno Santos o ultimo ministro JAMAIS da desgovernacao socialista, sócrates + costa, que destruiu a TAP não decidiu o novo aeroporto de Lisboa e deixou as obras ferroviárias incluindo a nova ponte sovre o Tejo para 2030. Vergonha para Lisboa para o Porto e para o nosso Portugal !!!

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