A SeaIntelligence prevê que a Ocean Alliance deverá liderar a oferta de capacidade no Ásia-Norte da Europa. Mas só em Setembro, com a 2M a poder recuperar em Outubro.
As grandes alianças estão a adoptar estratégia diferentes na gestão da capacidade no Ásia-Norte da Europa. Os dados da SeaIntelligence indicam que enquanto 2M e The Alliance pretendem manter a tendência de corte na oferta, a Ocean Alliance irá aumentar a capacidade.
Nos próximos dois meses, enquanto a 2M reduzirá a oferta em 24% e a THE Alliance em entre 24% e 27%, a Ocean Alliance reduzirá a capacidade a um nível bastante modesto, ficando-se, de acordo com as previsões da consultora em 14% a 18%.
“As reduções de capacidade acumuladas da Ocean Alliance na semana 40 são as mais baixas das três alianças e com uma certa margem”, refere, citado no relatório, o CEO da SeaIntelligence, Alan Murphy. “Essa é uma tendência que também observamos nas rotas Ásia-Costa Leste da América do Norte e Ásia-Mediterrâneo”, acrescenta.
“Como indicámos em várias ocasiões, não há uma base lógica para sugerir que a Ocean Alliance seja impactada de maneira diferente. Isso torna esses desenvolvimentos um pouco curiosos, especialmente porque essa também não é uma tendência que tenhamos visto em 2019”, refere Murphy.
O resultado destas estratégias diferentes é que a Ocean Alliane deverá ter a maior capacidade oferecida na rota Ásia-Norte da Europa a partir de Setembro. Actualmente a 2M tem 41% da capacidade, com Ocean Alliance e THE Alliance a ficarem, respectivamente, com os restantes 38% e 21%.
A previsão da consultora é que em Agosto a 2M mantenha uma quota de mercado de 41%, com a Ocean Alliance a passar para 40% e a THE Alliance a cair para 19%. A manter-se a tendência actual, a SeaInbtelligence prevê para Setembro uma inversão, com a Ocean Alliance a ser responsável, nesse mês, por 39% da capacidade, a 2M por 36% e a THE Alliance por 25%.
Contudo, se, como previsto, os parceiros da 2M restabelecerem o serviço AE2/Swan em Outubro, esta aliança voltará a ter a maior quota de oferta na rota, com 44% do total.
Antes da SeaIntelligence, já a Alphaliner realçara a troca de posições entre as alianças, mas no caso dando-a como já tendo acontecido.