A Ocean Alliance anunciou hoje o “Day 7 Product”, uma actualização da sua oferta global para vigorar a partir de 1 de Janeiro. Principal novidade: menos dois serviços no Trans-Pacífico.
No essencial, a oferta agora proposta mantém-se igual à anunciada em Janeiro passado e que arrancou em Abril. Desde logo, a oferta global de capacidade mantém-se nos 22,4 milhões de TEIU/ano.
O número de navios alocados à aliança pelos seus membros – CMA CGM, COSCO/OOCL e Evergreen – também não sofre praticamente alterações: serão 353 a partir de Janeiro, um mais do que o previsto há quase um ano.
A maior diferença é, pois, no número de serviços, que baixarão dos actuais 42 para 40. Os cortes acontecerão precisamente no Trans-Pacífico, onde em Abril a oferta foi substancialmente aumentada e chegou aos 23 serviços. Doravante serão 21.
No mais, mantém-se a oferta de sete serviços no Ásia – Europa, quatro no Ásia – Mediterrâneo, dois no Trans-Atlântrico, quatro no Ásia – Médio Oriente e dois no Ásia – Mar Vermelho.
Novidade é também o alinhamento de mais navios dual-fuel a GNL, desde logo os 26 da CMA CGM.
Portugal continua fora do radar da Ocean Alliance no que toca a escalas directas.
A Ocean Alliance foi lançada na Primavera de 2017 e reclama ser a maior aliança operacional entre companhias de shipping de contentores.