As três futuras mega-alianças de companhias de transporte marítimo de contentores controlarão 44% da frota mundial, avaliada em 130 mil milhões de dólares (115,6 mil milhões de euros), segundo os dados da VesselsValue.com. A Ocean Alliance será a maior e mais valiosa, seguida da 2M e da The Alliance.
A Ocean Alliance (CMA CGM, COSCOCS, Evergreen Line e OOCL) liderará, segundo a VesselsValue.com, ao controlar 539 navios (com capacidade conjunta de 4,08 milhões de TEU) avaliados em 23,9 mil milões de dólares (21,27 mil milhões de euros). A COSCOC é o maior membro, com 203 navios (1,6 milhões de TEU de capacidade), seguindo-se a CMA CGM (que comprou a APL há pouco tempo), com 155 embarcações (1,2 milhões de TEU).
A 2M (Maersk, MSC e, mais recentemente, HMM) totaliza 483 porta-contentores (3,3 milhões de TEU) avaliados pela VesselsValue.com em 16,62 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros). O mais recente membro da 2M apenas contribui com 18 navios (135 898 TEU), muito abaixo dos 268 (1,9 milhões de TEU) da Maersk e dos 197 (1,2 milhões de TEU) da MSC.
Por fim, a The Alliance (NYK, MOL, K Line, Yang Ming, Hapag-Lloyd e Hanjin Shipping), contabiliza 347 porta-contentores (2,7 milhões de TEU) com um valor total de 16,61 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros). O maior membro desta aliança é a Hapag-Lloyd, que, em conjunto com a UASC, com quem se fundiu, tem 121 navios (1,07 milhões de TEU). Segue-se a NYK, com 68 navios (507 020 TEU). A quase extinta Hanjin Shipping contribui (?) com 39 navios, com uma capacidade combinada de 238 286 TEU.