Os 12 maiores players mundiais no shipping de contentores aumentaram a oferta de capacidade em 5% desde o início de 2022, estima a Linerlytica.
A israelita ZIM, que ainda ontem foi a primeira a apresentar prejuízos no primeiro trimestre do ano, foi a operadora de shipping de contentores que mais aumentou a oferta de capacidade desde Janeiro do ano passado, quando os preços no mercado spot atingiram os máximos, sustenta a consultora.
Desde o arranque de 2022, a ZIM aumentou em 34,5% a capacidade operada.
Mas se a companhia israelita se destaca em termos relativos, em números absolutos é a MSC quem leva a palma de companhia que mais aumentou a sua capacidade: 695 mil TEU, equivalentes a um aumento de 16,5%.
No caso da companhia helvética, a tendência de crescimento mantém-se mesmo no que leva de 2023, ao invés do que se passa com a generalidade dos outros players considerados, onde a estagnação parece ser a palavra de ordem.
Nos antípodas da MSC, a Maersk, ainda sua parceira na aliança 2M, corou a sua capacidade em 168 mil TEU, ou 3,9%, desde o início do ano transacto.
Pelo meio, a Evergreen aumentou a capacidade em 12,3%, a PIL cresceu 9,7%, a CMA CGM 6%, a Hapag-Lloyd 2,9%. a Yang Ming 2,8% e a ONE 1,6%.
Além da Maersk, também a HMM, a COSCO e a Wan Hai, entre as companhias consideradas, reduziram a oferta.