Autoridades marítimas de oito países uniram-se para lançar e desenvolver Navios de Superfície Marítima Autónomos (MASS, na sigla em inglês) nos portos.
A iniciativa, que foi baptizada de MASSPorts, é uma rede formada por organizações e Estados com ideias semelhantes para enfrentar os desafios e alcançar o alinhamento de padrões para testes e operação de navios autónomos nos portos.
Os membros do MASSPorts são a Administração Marítima da China, Autoridade Marítima Dinamarquesa, IMO através do Ministério dos Transportes e Comunicações da Finlândia, Bureau Marítimo, Agência de Portos, Guarda Costeira do Ministério da Terra, Infra-estrutura, Transporte e Turismo do Japão, Autoridade do Porto de Roterdão, Administração Costeira da Noruega e Autoridade Marítima da Noruega, Divisão de Transporte e Logística Inteligente do Ministério dos Oceanos e Pescas da Coreia e Autoridade Marítima e Portuária de Singapura. Aos quais se juntam representantes da IMO, Associação Internacional de Sinalização Marítima (AISM/IALA) e Associação Internacional de Portos (IAPH).
Os objectivos da iniciativa incluem o desenvolvimento de standards e condições detalhadas para ensaios MASS nos portos, estabelecendo terminologia comum, forma e padrões de comunicação, relatórios de navios e troca de dados para melhorar a interoperabilidade de sistemas em diferentes portos e facilitando a realização de ensaios de navios autónomos entre portos.
“O desenvolvimento de novas e avançadas tecnologias está a exercer influência abrangente sobre o sector do transporte marítimo, o que aprofunda ainda mais a integração do transporte na cadeia de abastecimento global, tornando-o mais suave, confiável e eficiente”, indica Yang Xinzhai, director geral adjunto da Administração de Segurança Marítima da China.