No espaço de um mês, dois navios da ONE alinhados no serviço FP2 perderam contentores no mar, por causa do mau tempo, na travessia do Pacífico para Long Beach.
O ONE Apus perdeu ou danificou mais de 1 900 contentores, em resultado do mau tempo (ventos fortes e vagas alterosas), quando navegava de Yantian para Long Beach, anunciaram os responsáveis pelo navio.
O acidente ocorreu na noite de segunda-feira passada. O navio foi entretanto desviado para o Japão, para ali proceder ao necessário rearranjo das cargas.
Entre os contentores perdidos ou danificados estarão pelo menos 40 com cargas perigosas, de acordo com as fontes oficiais.
O ONE Apus é um navio de 14 000 TEU, construído em 2019, e que opera no serviço Far East Pacific 2 (FP2). De acordo com um especialista citado pela “Container News”, os 1 900 contentores dados como perdidos ou danificados poderão representar, na prática, mais de 25% dos contentores embarcados.
Este é o segundo acidente envolvendo a perda de contentores em navios da ONE no espaço de menos de um mês. No início de Novembro foi a vez do ONE Aquila, também alinhado no FP2, ter perdido alguns contentores por causa do mau tempo.
De acordo com o World Shipping Council, em média perdem-se anualmente 1 382 contentores no mar.