O ONE Apus terá perdido ou danificado cerca de 4 500 TEU, na sequência do acidente que sofreu no último dia de Novembro.
Uma primeira observação dos estragos no ONE Apus, realizada com o auxílio de um drone, permitiu concluir que mais de 2 000 contentores, a maioria de 40″, terão sido perdidos no mar ou destruídos, avança o “The Loadstar”, citando a empresa que promoveu as filmagens.
Segundo os consultores da WK Webster, das 22 baías do deck do ONE Apus, 16 colapsaram. Considerando 20 filas de contentores por baía, com seis ou oito alturas, ter-se-ão perdido ou danificado cerca de 2 250 contentores.
Aquando do acidente, a ONE deu conta da perda no mar de cerca de 1 900 contentores. Afinal, terão sido 1 816, incluindo 64 com cargas perigosas,
A observação por drone aponta para que a maioria dos contentores afectados sejam de 40″, o que atira para a casa dos 4 500 TEU, acrescentam os consultores. O ONE Apus tem uma capacidade nominal de 14 000 TEU.
O navio aportou, entretanto, a Kobe, no Japão, para descarregar os contentores, uma tarefa que deverá por Janeiro adentro.
O vídeo realizado com o recurso ao drone pode ser visto aqui.