Chama-se ONE Sparkle e é o primeiro porta-contentores novo encomendado pela ONE, desde a sua criação.
Com uma capacidade de transporte de 13 800 TEU, o ONE Sparkle foi construído nos estaleiros da Hyundei Heavby Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul, e foi hoje mesmo baptizado.
Entre outras valências inovadores, o navio está preparado para ser alimentado a metanol ou amónia, em linha com a estratégia de descarbonização da companhia nipónica.
“O baptismo do ONE Sparkle representa outro marco importante para a ONE. Este navio é a nossa primeira construção nova própria e também demonstra o nosso comprometimento com o transporte sustentável, com o seu design inovador e a preparação para combustíveis alternativos. À medida que expandirmos a nossa frota própria, estes navios avançados desempenharão um papel crucial no cumprimento de nossas metas ambientais, ao mesmo tempo que aumentam a fiabilidade dos nossos serviços”, destacou o CEO Jeremy Nixon, citado em comunicado.
O ONE Sparkle é o primeiro de um lote de 20 porta-contentores “amonia/metanol ready” que estão ser construídos em estaleiros da Coreia do Sul e do Japão, com entregas previstas para o ano corrente e o próximo.