No espaço de um ano, a ONE praticamente triplicou a quota de mercado, em termos de capacidade, no intra-Europa, calcula a Alphaliner.
Desde Fevereiro do ano passado, a ONE aumentou a sua quota de mercado, de apenas 1% para 2,6%, assinalou a Alphaliner.
Pode parecer pouco, mas a consultora assinala o facto de a companhia nipónica ter passado de uma oferta de 11 500 TEU para cerca de 30 000 TEU, disponibilizando mais navios e de maiores dimensões.
Em 12 meses, a ONE praticamente duplicou, para 17, o total de navios alinhados no tráfego intra-europeu e aumentou a sua capacidade média, de 1 450 para 1 809 TEU.
Actualmente, assinala a Alphaliner, a ONE opera nove serviços, dos quais oito foram lançados no último ano. A consultora destaca as duas rotações entre o Norte da Europa e o Mediterrâneo Oriental, numa operação conjunta com a Evergreen e a Yang Ming, lançadas no final do ano passado, com a companhia nipónica (mas com sede em Singapura) a contribuir com cinco navios.
A MSC continuou a liderar, destacada, a oferta no mercado intra-europeu de shipping de contentores, com uma quota de cerca de 29% em Fevereiro (a ceder quase 1 p.p. em termos homólogos). No segundo posto manteve-se, com a posição reforçada, a MSC, com uma quota de 17,3% (mais 1,5 p.p.). A Maersk, terceira no ranking, experimentou a maior queda (menos 3 p.p.), detendo agora 8,5% da oferta de capacidade.
A Unifeeder, o primeiro operador independente, é apenas quinta no ranking elaborado pela Alphaliner, com uma quota de mercado de 5% (4,4% há um ano).