A ONE contratou a construção de 12 porta-contentores de 13 000 TEU dual fuel a metanol, para entrega em 2027, anunciou.
Os primeiros porta-contentores a metanol da ONE serão construídos nos estaleiros Jiangnan Shipyard e Yangzijiang Shipbulding. O valor do negócio não foi revelado.
Os novos navios enquadram-se na estratégia de descarbonização implementada pela companhia nipónica. Para reduzir as emissões (e os consumos) os porta-contentores beneficiarão do desenho optimizado do casco, da recuperação dos gases de escape e da colocação à proa de um “pára-vento”.
“A nossa decisão de investir em navios dual fuel a metanol está alinhada com a Estratégia Verde da ONE como parte de nossas principais iniciativas. A nova frota é fundamental para alcançar o nosso objetivo de operar com os primeiros navios de combustível alternativo até 2030 e marca um passo significativo na nossa jornada em direcção a uma indústria marítima mais verde e sustentável”, sublinhou o CEO da companhia, citado em comunicado.
A Estratégia Verde ONE (“Magenta goes Green”) visa atingir emissões líquidas zero de GEE até 2050.
A ONE é o sexto maior operador mundial de transporte marítimo de contentores, com uma capacidade agregada de 1,8 milhões de TEU.
A companhia tem encomendados 44 navios, com uma capacidade agregada de 550 mil TEU, segundo a Alphaliner.
A ONE integra a THE Alliance com a Hapag-Lloyd (que está de saída), a HMM(oitava do mundo) e a Yang Ming (nona).