
A ONE contratou com dois estaleiros chineses a construção de 12 porta-contentores dual fuel a metanol, anunciou a Intermodal Shipbrokers.
No âmbito da sua Green Strategy, a ONE continua a colocar encomendas para novos navios mais amigos do ambiente, alimentados a combustíveis alternativos. O último negócio reporta à construção de 12 porta-contentores de 13 700 TEU.
A encomenda foi dividida entre os estaleiros chineses Jiangnan Shipyard e Yangzijuang Shipbuilding. As entregas deverão acontecer em 2026 e 2027. O valor do negócio não foi divulgado.
Em Maio do ano passado a ONE já havia encomendado dez navios de 13 700 TEU preparados para operarem a metanol ou amonia, com entregas previstas para 2025.
E em Março último a companhia sul-coreana repetiu a “dose”, mas com a novidade da instalação a bordo de sistemas de captaçao de carbono para posterior descarga em terra. Nestes casos, as entregas estão agendadas para 2025/2026.
A ONE ultrapassou recentemente a Evergreen no sexto lugar no ranking mundial elaborado pela Alphaliner, mas tem menos navios / capacidade encomendados face à companhia de Taiwan.
A Green Strategy aponta para a neutralidade carbónica da companhia em 2050.