Ainda este mês, o porto de Lisboa deverá receber uma escala “ad hoc” do serviço EMA, da ONE (em parceria com a COSCO e a CMA CGM), de ligação entre o Mediterrâneo e os EUA.
O Porto de Lisboa e a Yilport Liscont anunciaram o regresso ao porto da capital dos serviços regulares entre a Europa e os EUA, liderado pela ONE.
De acordo com a administração portuária e a concessionária do terminal de contentores de Alcântara, a escala “para todo o tipo de carga contentorizada, terá uma periodicidade mensal”.
As duas entidades antecipam mesmo que “o objectivo é evoluir para quinzenal e, numa fase posterior, tornar-se semanal”.
Mas para já, ao que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS apurou, o que estará previsto é a realização de uma escala “ad hoc”, no final do mês corrente, não estando ainda decidida a próxima.
O serviço em causa é o EMA – East Mediterranean America, que na Europa tem a sua primeira e última escala em Algeciras. O serviço não integra a oferta da THE Alliance (participada pela ONE), sendo uma parceria com a COSCO e a CMA CGM.
Ainda assim, recorde-se que no início de Novembro o CEO da ONE visitou o porto de Lisboa (e o terminal de contentores de Alcântara), para avaliar as melhorias operacionais em curso.
Actualmente, o único serviço regular da ONE no porto da capital é o IBESCO, uma ligação de short sea ao Norte da Europa.
Para que a escala da ONE no terminal Liscont em Alcântara tenha continuidade é necessaria mais confiança em Lisboa e Portugal a curto prazo !