A ONE obteve a “aprovação de princípio” para um porta-contentores dual fuel a amónia, anunciou a companhia japonesa.
O novo navio, projectado para carregar 3 500 TEU, foi desenvolvido conjuntamente pela ONE, pelo estaleiro Nihon Shipyard e pela sociedade classificadora DNV, no âmbito de uma parceria firmada no final de 2022.
“A amónia é, definitivamente, um dos principais focos da nossa investigação, uma vez que tem um grande potencial de gerar emissões de GEE mais baixas do que os combustíveis navais convencionais. Estamos satisfeitos por ter feito esse progresso e continuaremos o nosso estudo” , comentou Koshiro Wake, vice-presidente sénior do Departamento de Estratégia Corporativa e Sustentabilidade da ONE, citado em comunicado.
Sob o lema “Magenta Goes Green”, a ONE assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 20050. A aposta em navios dual fuel a amónia insere-se nessa estratégia.
No mesmo sentido, a companhia nipónica anunciou há dias a contratação de 12 porta-contentores de 13 000 TEU duel fuel a metanol, os seus primeiros, para entrega em 2027.