A ONE anunciou uma encomenda de dez porta-contentores de 13 700 TEU, com isso elevando para 20 os navios do tipo contratados desde Maio do ano passado.
Na verdade, a nova encomenda decalca em praticamente tudo a anunciada pela ONE em Maio último. Serão dez navios, de 13 700 TEU de capacidade, preparados para operar a metanol e amónia, e equipados com “escudos” frontais para reduzir a resistência ao ar e, logo, os consumos de energia.
Novidade será a instalação a bordo de sistemas de captura e armazenamento de carbono, para posterior descarga em terra, que estará ainda a ser trabalhada com o estaleiro e os fornecedores dos equipamentos.
O comunicado difundido não refere quem construirá os navios, mas sugere que será apenas um estaleiro, ao contrário da encomenda de Maio passado que foi dividida. As entregas estão previstas para 2025 e 2026.
De novo, nada é dito sobre o montante do investimento.
A ONE é sétima no ranking da Alpharliner das maiores companhias marítimas de transporte de contentores, com uma capacidade de 1,5 milhões de TEU. De acordo com a consultora, a carteira de encomendas da companhia nipónica soma 41 navios e 571 mil TEU, o que lhe permitirá superar a barreira dos 2 milhões de TEU.