A ONE ultrapassou a Evergreen e recuperou o sexto lugar no ranking dos maiores operadores mundiais de shipping de contentores elaborado pela Alphaliner.
De acordo com os últimos dados da consultora, a ONE detém uma capacidade de transporte de 1 681 897 TEU (em 217 navios), enquanto a Evergreen se fica pelos 1 673 600 TEU (em 213 navios).
A diferença é de pouco mais de 8 000 TEU e pode explicar-se simplesmente com a entrega do primeiro dos Megamax (24 mil TEU) encomendados pela companhia japonesa.
Todavia, a “dança” de posições entre a ONE e a Evergreen não deverá ficar por aqui, e muito provavelmente – à luz dos dados actuais – tenderá a ser benéfica à companhia de Taiwan, que tem encomendados 72 navios com uma capacidade agregada de mais de 840 mil TEU, ao passo que a agora número seis do ranking tem contratados apenas 36 navios, num total de cerca de 470 mil TEU.
Na verdade, olhando para a carteira de encomendas, a Evergreen, agora número sete, poderá ameaçar a prazo o quinto lugar da Hapag-Lloyd, que dispõe actualmente de uma capacidade de cerca de 1,9 milhões de TEU e tem encomendados apenas 288 mil.