Para os cientes apostados na redução da pega carbónica, a ONE anuncia o ONE LEAF+, um serviço premium que utiliza como combustível… óleo de cozinha usado.
Com o ONE LEAF+, a ONE propõe-se oferecer uma solução de transporte com uma redução das emissões de CO2 certificada por entidades externas independentes.
À partida, o serviço pode ser contratado a nível global, dependendo dos navios e do combustível alternativo disponíveis. O preço do transporte será em princípio, mais alto, mas a ONE recusa a ideia de qualquer sobretaxa, sustentando antes tratar-se de um serviço premium.
O biofuel a utilizar responde pela sigla de UCOME (Used Cooking Oil Methyl Ester), na prática óleo de cozinha usado, que numa composição a 100% produz menos 84% de emissões que o VLSFO, sustenta a companhia nipónica.
A ONE lembra, porém, que tem encomendados 12 navios dual-fuel a metanol que começarão a ser entregues em 2027.
“Na ONE, estamos totalmente comprometidos com a nossa meta de alcançar emissões líquidas zero de GEE até 2050”, afirmou Gilberto Santos, vice-presidente sénior de gestão global de serviços comerciais da ONE, citado em comunicado.
“O lançamento do ONE LEAF+ reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e fornece aos nossos clientes as ferramentas e a
transparência de que necessitam para fazerem escolhas informadas sobre as suas emissões de GEE Scope 3”, acrescentou.