Apesar da quebra de 3,4% nos volumes transportados, a OOCL aumentou as receitas no terceiro trimestre em 16%. Nos primeiros noves meses, o contraste é ainda maior.
A OOCL iniciou a temporada de apresentação dos resultados do terceiro trimestre das companhias de transporte marítimo de contentores confirmando que, apesar do arrefecimento relativo do mercado, os ganhos ainda são substanciais.
Entre Julho e Setembro, a companhia subsidiária da COSCO transportou apenas 1,75 milhões de TEU, menos 3,4% que no período homólogo de 2021. A oferta de capacidade reduziu-se em 1,8%.
Contudo, o volume de receitas atingiu os cinco mil milhões de dólares, num crescimento homólogo de 16%. Explicação para o facto: o frete médio cresceu 21,1%, tendo atingido os 2 886 dólares/TEU.
Com um terceiro trimestre ainda muito forte (pela terceira vez consecutiva superou os cinco mil milhões de receitas), a OOCL passou a acumular um crescimento homólogo de 43% no volume de negócios, apesar de os volumes terem recuado 6,2% para 5,4 milhões de TEU.
O frete médio cresceu, nos primeiros nove meses de 2022, 52,9% face ao mesmo tempo de 2021.