Depois dos prejuízos de 377 milhões de dólares em 2009, a OOCL superou as expectativas dos próprios responsáveis e regressou em grande aos lucros em 2010. Para o ano corrente, as perspectivas são positivas.
Os lucros de 842 milhões de dólares foram justificados pelo presidente da companhia, C.C. Tung, pelo “excepcional aumento da procura no primeiro semestre de 2010 e condições de negócio positivos no resto do ano”.
No ano findo a OOCL transportou 4,8 milhões de TEU, uma subida de 14,6% para um patamar próximo do máximo de 2008. A taxa de ocupação dos navios também cresceu, de 74% para 81%. E, last but not the least, a receita média por TEU progrediu 27,5% para os 1 178 TEU.
Numa antevisão do que poderá ser 2011, C.C. Tung mostrou-se moderadamente optimista. As perspectivas permanecem optimistas ainda que sem o fulgor de 2010, disse, e ao longo do ano deverá manter-se um relativo equilíbrio entre a oferta e a procura de capacidade. Logo, “deverá regressar-se aos padrões normais da sazonalidade, em termos de volumes e de fretes”, concluiu.
No final do ano transacto a OOCL colocou uma encomenda para dois navios de 8 888 TEU, elevando para dez o número de navios daquele tamanho contratados. Há dias, C.C. Tung anunciou a intenção de encomendas unidades de 13 000 TEU, uma vez que não se verificaram as hipóteses de crescimento por aquisição de outros players em plena crise.