A cada dia que passa surgem novas encomendas de navios porta-contentores. Agora foi a vez da OOCL contratar seis unidades de 13 000 TEU, que serão as maiores da sua frota e representarão só por si um aumento de capacidade de 22%.
C.C. Tung, o CEO da OOCL já tinha anunciado para breve a encomenda de novos navios, para recuperar a capacidade de oferta. Sabia-se que seriam navios de 13 000 TEU e especulava-se que poderiam ser 10. Foram seis.
A Samsung Heavy Industries será o estaleiro responsável pelas construções, com entregas previstas para 2013.
Durante muito tempo a OOCL não colocou encomendas de navios à espera de oportunidades de consolidação no sector, que não se verificaram. A compra de navios de 13 000 TEU é justificada pela necessidade de reduzir os custos unitários de transporte de contentores.
O fuel está na casa dos 600 dólares a tonelada e não dá sinais de ir aliviar e a factura do combustível já representa 25% dos custos operacionais da OOCL, justificou C.C. Tung.
Actualmente a OOCL é a 14.ª companhia no ranking mundial no transporte marítimo de contentores (de acordo com os dados da Alphaliner), operando uma frota de 79 navios, com uma capacidade agregada de 356 658 TEU. Com mais esta encomenda de seis navios de 13 000 TEU, a sua carteira sobe para 14 unidades, com um capacidade total de 149 704 TEU.
Já esta semana a Hamburg Süd anunciou a encomenda de seis navios de 9 600 TEU.