O OOCL Hong Kong é, agora, o maior porta-contentores do mundo, com uma capacidade de 21 413 TEU. Destrona o Madrid Maersk, que em Abril passado ultrapassou o MOL Triumph, que em Março passado se t0rnou o maior entre os maiores navios…
O MOL Triumph só agora chegou à Europa na sua viagem inaugural, e o Madrid Maersk ainda não se vislumbra e já ambos foram ultrapassados com0 o maior navio porta-contentores do mundo.
Como previsto, o OOCL Hong Kong foi baptizado na passada sexta-feira. nos estaleiros da Samsung Heavy Industries, onde foi construído. Com 383 metros de comprimento e 58,8 metros de largura, o novo gigante é o primeiro a superar a fasquia dos 21 mil TEU de capacidade: 21 143. O Madrid Maersk apenas consegue transportar 20 568 TEU e o MOL Triumph fica-se pelos 20 170 TEU.
A últma vez que a OOCL dispôs do maior porta-contentores do mundo foi em Abril de 2003, com o OOCL Shenzhen, de 8 063 TEU.
Ainda este ano a OOCL deverá receber dos mesmos estaleiros da Samsung Heavy Industries outros cinco navios de +20 000 TEU. A Cosco Shipping, sua parceira na Ocean Alliance, adiou para 2018 e 2019 a recepção dos seus seis navios de 20 000 TEU.
Segundo a Ckarksons, a carteira de encomendas de mega-carriers soma 56 navios, sendo 40 de +20 000 TEU, com entregas previstas até 2020.