A OOCL iniciou o primeiro serviço ferro-marítimo entre a China e a Costa dos EUA, recorrendo à Land Bridge Ásia-Europa.
São várias as companhias de transporte marítimo de contentores que ligam China à América do Norte seguindo para oeste, cruzando o canal do Suez, o Mediterrâneo e o Atlântico. Na proposta da OOCL, o sentido é o mesmo, mas boa parte do trajecto faz-se por terra, de comboio.
O novo serviço utiliza o serviço ferroviário entre Xi’an e Kaliningrado, a partir de onde um feeder transporta os contentores até Bremerhaven, onde são embarcados nos navios deep sea da OOCL em direcção a Nova Iorque, Charleston e Savannah.
“A intenção é garantir um transporte fiável e pontual, aproveitando para evitar os actuais níveis de tráfego verificados nas rotas para a Costa Leste dos EUA através do canal do Panamá”, justifica a subsidiária da COSCO.
O primeiro carregamento do novo serviço partiu de Xi’an na passada quarta-feira.
O comunicado emitido a propósito pela OOCL não detalha o tempo de trânsito entre a origem e o destino nos EUA.