A OOCL fechou o exercício de 2023 com menos 59,6% de receitas face a 2022. E, todavia, movimentou mais 2,9% de contentores, anunciou a holding OOIL.
Em termos absolutos, a OOCL perdeu cerca de 11,2 mil milhões de dólares de receitas, quedando-se nos 7,5 mil milhões em 2023. Os movimentos de contentores atingiram os 7,3 milhões de TEU.
A quebra das receitas atingiu os 67,5% no Ásia – Europa, enquanto no Trans-Atlântico foi de “apenas” 41%. Nos movimentos, o melhor desempenho (em termos percentuais) registou-se no Trans-Atlântico (+7,2%), ao passo que no Ásia – Europa se ficou pelos +1,1%.
O contraste entre os movimentos e as receitas globais é explicado pela quebra da receita por TEU transportado, que recuou 60,8% em termos homólogos. A OOIL não avançou o valor absoluto.
A penalizar os números, a oferta de capacidade de transporte aumentou 8% face a 2022, ao passo que a taxa de ocupação diminuiu 4%.
Só no quarto trimestre de 2023, o volume de receitas caiu 49% para 1,6 mil milhões de dólares, com os volumes movimentados a crescerem 7,2%, mas a receita unitária a recuar 52,5%.
A informação disponibilizada não refere as despesas, nem os ganhos e perdas.