A OOCL registou nos primeiros nove do ano receitas de 5,9 mil milhões de dólares, 62% abaixo dos 15,5 mil milhões de há um ano.
A quebra de receitas foi particularmente sentido nos tráfegos Ásia – Europa (menos 69%) e Trans-Pacífico (-67%), de acordo com os resultados não auditados da OOCL hoje divulgados pela OOIL.
A situação agravou-se ainda no terceiro trimestre, quando o volume de receitas caiu 65% em termos homólogos, chegando a recuar 71% no Ásia – Europa.
E todavia os volumes transportados até subiram em ambos os períodos considerados: 1,5% no acumulado dos nove meses e 6,7% no terceiro trimestre.
Só que a receita média por TEU transportado caiu 62% (entre Janeiro e Setembro) e 67% (entre Julho e Setembro).
A pressionar a quebra das receitas unitárias terá estado também o aumento da oferta de capacidade de transporte (+7,6% até Setembro), de que resultou uma redução da taxa de ocupação de 4,8%.