A Orient Overseas Container Line (OOCL) baptizou o seu segundo navio de 21 413 TEU, o OOCL Germany, gémeo do maior porta-contentores do mundo, o OOCL Hong Kong.
O OOCL Germany é o segundo de seis navios com mais de 21 000 TEU que a companhia encomendou ao estaleiro sul-coreano da Samsung Heavy Industries (SHI). O primeiro foi entregue em Maio passado.
Os navios foram projectados com características “verdes” que podem ajudar a atender aos requisitos ambientais futuros, de acordo com a OOCL. “As tecnologias nestes novos navios estão a impor novos limites”, disse Andy Tung, CEO da OOCL, no discurso que fez na cerimónia de baptismo.
Com 197 500 toneladas DWT, 400 metros de comprimento e 58,8 metros de largura, o OOCL Germany será alinhado no serviço LL1 no Ásia-Europa.
Numa viagem de ida e volta de 77 dias, o navio fará a seguinte rotação de portos: Xangai, Ningbo, Xiamen, Yantian, Singapur, via Canal do Suez, Felixstowe, Roterdão, Gdansk, Wilhelmshaven, Felixstowe , via Canal do Suez, Singapura, Yantian e regresso a Xangai.
O OOCL Germany e o OOCL Hong Kong têm já anunciados os sucessores como maiores porta-contentores do mundo, confirmado que foi o acordo da CMA CGM com dois estaleiros chineses para a construção de até nove navios de 22 000 TEU.