A Orient Overseas Container Line (OOCL) anunciou que vai suspender o serviço trans-Pacífico que opera com partida da China Central.
O serviço em causa, o CC1, que faz parte da oferta da aliança G6, vai parar durante seis semanas, com início a 19 de Junho, dia em que o navio Hyundai Shanghai chegará ao porto de Qingdao.
A companhia com sede em Hong Kong não avançou uma razão para a suspensão temporária do CC1, mas, ao que tudo indica, a pouca procura e o excesso de oferta estarão na base da decisão. Os preços spot entre a Ásia e Costa Oeste dos Estados Unidos caíram para mínimos históricos e na última sexta-feira o Shanghai Containerized Freight Index estava em apenas 852 dólares (750 euros) por contentor de 40 pés.
No início do ano passado, os preços spot naquela rota rondavam os 2 000 dólares (1 760 euros) por FEU, mas o aumento da capacidade em cerca de 5% empurrou o valor para baixo. Recorde-se que a CMA CGM chegou a alinhar um dos seus navios de 18 000 TEU, e a anunciar a colocação de outros no trans-Pacífico, fugindo da deterioração das tarifas no Ásia-Europa. Entretanto suspendeu o processo.
De acordo com a Alphaliner, as tentativas recentes de aumentos gerais das taxas (GRI, de General Rate Increase) não foram bem-sucedidas e os preços médios dos fretes continuam abaixo do limiar da sustentabilidade. Como resultado, a consultora prevê que haja mais cortes de capacidade no trans-Pacífico ao longo das próximas semanas.