A OOCL está de regresso ao porto de Lisboa, integrada no serviço que liga a Europa à Costa Leste da América do Sul e que é operado conjuntamente com a ONE a COSCO.
A escala do Lady Jane, um navio 294,5 metros de comprimento e capacidade para 5000 TEU, no terminal de contentores de Alcântara, marcou o recomeço da presença da OOCL no porto de Lisboa e foi, por isso, devidamente assinalada.
O serviço foi lançado em Setembro do ano passado. Na altura foi anunciada uma periodicidade semanal. A ONE asseguraria metade da capacidade de transporte e a COSCO e a OOCL (controlada por aquela), o restante.
O serviço promete transit times, à partida de Lisboa, de 14 dias para Santos, 16 para Paranaguá, 19 para Montivedeu, 20 para Buenos Aires, 24 para Itapoa e 28 para o Rio de Janeiro.
À saída de Lisboa, os navios escalam ainda Algeciras antes de cruzarem o Atlântico.
No comunicado emitido a propósito, a Administração do Porto de Lisboa destaca que o Brasil representa cerca de “1,5 milhões de toneladas [para o porto da capital], destacando-se como principais produtos na exportação, o azeite, o vinho, a fruta e as conservas”.